segunda-feira, maio 14, 2007

Anime: Death Note

Antigamente, eu subestimava e depreciava (sem conhecimento nenhum) a capacidade dos japoneses em criar quadrinhos (mangás) ou animações (animes). Não queria nem saber de pessoas desenhadas com olhos grandes e revistas que se liam de trás pra frente, da direita para esquerda. Logo eu... eu que abomino qualquer tipo de preconceito, que aprecio a crítica fundamentada na experiência ou no conhecimento aprofundado sobre determinados assuntos. Enfim, ninguém é perfeito ! Muito menos... eu, rsrsrs ! Mas, graças aos samurais, sim, aos samurais. Puder rever meus (pré)conceitos e dar um voto de confiança aos japoneses.
Explico melhor : sou fã dos samurais, dos seus rigídios sistemas de conduta, código de honra, heroísmo etc e tal. Nada mais natural do que ler as histórias de samurais nos mangás. É como se fosse uma lei e eu não poderia escapar disso. Comecei então a ler mangás de samurais (Lobo Solitário – meu favorito, Vagabond – arte fantástica, Blade) e gostei. Gostei tanto que comecei a comprar outros mangás e tomei gosto pela coisa. Comecei a ver também alguns animes e, agora, descobri um, em especial, que me motivou a escrever esse post : Death Note !
Serei breve na escrita porque estou no começo (por enquanto, só vi 2 episódios), mas tentarei esboçar a história: Death Note (tradução : « Caderno da Morte ») é sobre um adolescente que encontra no pátio de sua escola um caderno estranho (o Death Note). Surpreso pelo título do caderno, ele termina levando para casa. Ao examinar com cuidado, ele descobre que, toda vez, que alguém escreve um nome no caderno, a pessoa com o nome escrito, morrerá. Descrente, ele faz um teste e descobre que realmente o caderno tem esse poder mortal. Ele então começa a escrever o nome de vários criminosos com o objetivo de « limpar » nossa sociedade de marginais. Porém, a cada nova morte, seu comportamento muda e seu objetivo que, à princípio, aparenta ser nobre, termina modificando com o excessivo poder dado ao possuidor do caderno. Para piorar, o verdadeiro dono do caderno (uma espécie de demônio que vive num mundo distante e diferente do mundo dos humanos) chega a Terra para saber o verdadeiro destino de seu caderno e conhecer a pessoa que está usando-o.
O anime é sombrio, o tema é pesado, a atmosfera é adulta, nada de Dragonball ZYK, nada de meninas chorando infantilmente, nada de Avril Lavigne. É um anime psicológico. E isso é o legal nas produções japonesas. Eles conseguem criar diversos produtos de entretenimento para diversos públicos. Oferecem muita variedade e nós, as pessoas que compram isso, podemos escolher o que mais nos agrada. Death Note, por enquanto, está me agradando. Vamos ver se continuo interessado.

Nenhum comentário: