segunda-feira, março 06, 2006

Sobre revistas...

Hoje, resolvi postar algo sobre revistas. Não, não é sobre HQs (Histórias em Quadrinhos) que, como todos devem ou deveriam saber, é uma de minhas inúmeras paixões. Agora, vou falar sobre algumas revistas que leio ou lia, enfim, como anda a mídia escrita de nosso país... na minha opinião...
VEJA – não tenho mais saco para veja. Não posso deixar de admitir que o trabalho gráfico é bom e a revista conta com profissionais que entendem do ramo, porém, o meu desprezo vem do fato de VEJA, cada vez mais, me decepcionar politicamente. Quero dizer, a revista é muito tendenciosa... no pior sentido. Os textos querem guiar os leitores, subestimando (o que é ainda pior). Sem parecer esquerdista, e já sendo (se isso soar como alguém que busca Justiça Social), não admito e não concordo com a linha editorial da VEJA. E olha que já fui até fã do Diogo Mainardi, antes de seu ego o engolir. Mainardi se transformou numa espécie de Pedro de Lara da mídia, aquele cara que gosta de ir de encontro a todas as opiniões só para manter a sua, mesmo estando errado. Tudo em prol do show, da encenação, deixando os fatos em segundo plano. Como diz aquela comunidade do orkut: Leu na VEJA, azar o seu!
ÉPOCA – sem comentários. Gostar da ÉPOCA é o mesmo que dizer que adoro os jornais locais da Rede Bahia, canal de TV de propriedade de ACM.
ISTO É – algo me diz que essa revista se perdeu no caminho. Uma boa alternativa está se tornando numa revista semanal chata.
CAROS AMIGOS e CARTA CAPITAL – boas alternativas para ler. Diferem... e muito de outros periódicos porque possuem jornalistas de boa qualidade e que tentam denunciar diversas mazelas de nosso país. É um jornalismo opinativo, claramente opinativo, que pelo menos tem o mérito de ir contra tudo que oprime.
ENTRE LIVROS – excelente alternativa para pessoas que adoram literatura. A cada mês apresenta reviews de livros, fala da vida e das obras de importantes escritores. Enfim, é algo que vai de encontro a mesmice que impera nas bancas de revistas... atualmente.
REVISTA SET – sou assinante da SET porque adoro cinema e por, infelizmente, no Brasil existir somente uma revista que se dedica inteiramente ao cinema. Quando não se tem concorrência, geralmente, não se busca o aprimoramento, a diversidade e a luta por qualidade. Infelizmente, a cada mês, SET apenas se mostra razoável, tolerável, comum. Nada de novo!
Outras revistas seriam dignos de nota, mas, tô sem saco para escrever mais e tô morrendo de vontade de dormir. Espero que gostem de minhas opiniões... ou não... é isso que é bom: a diversidade de idéias e opiniões.

3 comentários:

GGUEDES disse...

Eu gosto da SET. Beijos e namarië.

Iris Taína Daval de Oliveira disse...

Oi Pablo,
Mto bom esse seu post sobre revistas...
Essa Entre Livros estou pra comprar..vou ver se compro esse mês.
Senti falta do comentário sobre a revista que assino agora : Super Interessante.Nem sei se comentei com vc que larguei msm a cultura inútil(Capricho) e passei a assinar cultura útil..hehehe.Já recebi 2 exemplares da revista.
Beijos
Uma ótima semana pra vc!

Grazieland disse...

Oiii meu kerido, pois eh desculpa eu não ser tão presente no teu blog, mas ai qdo resolvo tento ler todos os posts que perdi, teve um sobre os mangás que adorei, concordo plenamente, eu também sempre tive uma resistência mas agora como eu desenho e pretendo ensinar tive que fazer parte deste mundo.... Também vi os outros posts mas sem muito comentário, U2 x Rollins Stones, vou ser bem direta, U2 passou direto por cima dos Stones que fez uma porcaria de show... e o U2 como sempre arrasou cantando músicas nas quais tenho certeza que eram as que os fãs esperavam ouvir... Sobre o clube dos corações solitário, o que eu direi... eh que também faço parte dele, então nunca perca as esperanças pois sempre tem um outro coração solitário em algum lugar... E quanto as revistas, bom esse... ja não leio mais revistas nem lembro quanto tempo faz...fora as de HQ eh claro hehehe, que ando em falta inclusive!!! Adoro-te muito não eskeça disto!!! Beijos meu kerido