domingo, fevereiro 19, 2006

U2 x Rolling Stones: Quem é Melhor?

Aproveitando a passagem de duas das maiores bandas de rock do planeta pelo Brasil, resolvi fazer uma comparação do tipo MTV’s Celebrity Deathmatch (mas sem a briga de fato no ringue, apenas opiniões subjetivas e pessoais, muito pessoais) para ver qual a banda saía vitoriosa no confronto.
História
U2 tem uma carreira longa, bonita e cheia de sucessos. Mas não posso ignorar a longevidade impressionante dos Stones, os caras são pré-históricos. Apesar das drogas, das mudanças enfrentadas pelo mundo em quase 40 anos e do surgimento de outras boas bandas, os Stones se mantem unidos, firmes como uma rocha, ou melhor, like a stone.
Vitória: Rolling Stones ganha apertado, é claro.
Álbuns
Os Stones têm bons álbuns mas os caras já estão uns 20 anos vivendo de coletâneas de antigos sucessos. As coisas novas dos Stones não vendem bem, porque não são tão boas quanto as antigas. Adoro Satisfaction, porém, porque eles não fazem mais músicas tão boas como essa... agora, no século 21?
Nesse quesito, o U2 ganha disparado. Tirando o irregular POP, o resto dos álbuns é muito bom!
Vitória: U2 – nocaute!
Influência
Tá certo que bandas de música têm que se preocupar com questões musicais. Contudo, a música é um poderoso instrumento de conscientização do indivíduo. Letras marcantes mudam vidas e amadurecem ideológica e intelectualmente um indivíduo. O U2, além de fazer isso, se engaja em causas nobres, como o perdão total das dívidas externas de países pobres, dentre outras coisas. Bono e banda são conscientizados e sabem como usar sua influência para resolver questões sociais importantes, ou pelo menos, tentar resolver.
Os Stones simbolizam mais bandas de rock esteriotipadas – sexo, mulher, drogas e muita curtição. Não há muito espaço para transformar o mundo, de forma direta.
Vitória: U2 – sem nenhuma dúvida!
Que banda prefiro?
Sei que os Stones têm uma puta história, ajudou a difundir o rock’n’roll pelo mundo e etc, e tal. Mas tem mais de um século que os caras não fazem uma música original que contagia. Isso enche o saco!
O U2, por outro lado, produz álbuns originais super-legais, músicas fantásticas que se transformam em hits instantaneamente e, ainda por cima, luta para tornar o mundo um lugar melhor de se viver.
Não penso duas vezes, prefiro o U2!

3 comentários:

Iris Taína Daval de Oliveira disse...

Oi Amor,
Seu MTV’s Celebrity Deathmatch ficou bem legal...esse foi um post bem diferente.
Tbm sou bem + o U2 pq além de concordar com os seus argumentos tbm ñ tive mto contato com a música dos Stones(meus pais nunca gostarem deles) agora...com o U2 já é diferente conheço mtasss das músicas deles.
Como ñ deu pra ir ver ao vivo esse showzaço,vou ter me contentar em ver pela tv msm.
Bjinhos

GGUEDES disse...

Menino, isso é difícil de decidir mesmo. Acho que fico com as duas bandas, se bem que meu coração pende um pouquinho mais para U2. Beijos e namarië.

Iris Taína Daval de Oliveira disse...

Oi Amor,
Passei por aki só pra avisar que voltei a postar no meu blog.
BJINHOSSS
Saudades!