sábado, fevereiro 11, 2006

Slam Dunk!


Como todos sabem, sou colecionador e fã de HQs. Porém, sempre tive uma, digamos assim, resistência em ler Mangás (as HQs japonesas). Por razões que nem mesmo eu sabia, ignorava veementemente a leitura do quadrinho da terra do Sol-Nascente. Lobo Solitário (relançado pela Panini em edições fantásticas) mudou essa opinião. Tá certo que prefiro o mangá mais tradicional, sem muita frescura, do tipo samurai-espada-o-pau-vai-comer etc., mas, pelo menos, já comecei a gostar disso. Vagabond, com traço fantástico de Takehiko Inoue, veio confirmar minha crescente admiração por alguns mangás. E foi os mangás de Inoue que me fizeram começar a colecionar Slam Dunk (um dos primeiros mangás do criador de Vagabond).
Em Slam Dunk, o traço não é tão artesanal como em Vagabond, a história sim, é mais repleta de variáveis. Na verdade, 2 coisas me fizeram ler Slam Dunk: 1) o mangá era desenhado pelo criador de Vagabond! Nutro uma profunda admiração pelos desenhos de Inoue, apesar do desenho em Slam Dunk não me causar tanta estupefação! 2) o mangá fala de basquete, o esporte que mais gosto de praticar. Simplesmente, A-D-O-R-O basquete. E como alguns personagens principais, joguei basquete no colégio também.
Slam Dunk é um mangá bobinho, ingênuo, sobre basquete, amor, adolescência e blábláblá, com alguns elementos tipicamente japoneses (tornando algumas passagens incompreensíveis para nós, leitores ocidentais).
À primeira vista, meus comentários podem parecer depreciativos, mas não são... sinceramente. Quando eu leio algo, faço que nem quando assisto a algum filme. Tem hora que gosto de filmes-cabeça, do tipo Bergman-Allen-Kubrick-Rocha, outras vezes, quero ver besteirol mesmo, do tipo VingançadosNerds, Carey etc., outras quero uma bobagem-dramática-final-feliz. Enfim, com a leitura de HQs é a mesma coisa... Gosto de Slam Dunk porque é bobinho, vejamos:
A história se centra em Sakuragi, um cara que no ginásio levou 50 foras consecutivos e é motivo de gozação de seus amigos, apesar do temperamento explosivo. Ele entra no colegial e se apaixona perdidamente por Haruko e começa a jogar basquete porque Haruko adora meninos que jogam basquete. O que ele não sabia é que Haruko nutre uma paixão escondida por Rukawa, um cara que joga muito bem basquete e irá se tornar um dos principais jogadores do colégio. Por sua vez, Rukawa não tá nem aí para Haruko e assim vai...
Ou seja, é o tipo João-que-amava-Maria-que-amava-José etc.
É bobo, mas é legal!
Em breve, mais comentários sobre Slam Dunk.
Ah, e para que não sabe, Slam Dunk, significa "enterrada" - a jogada mais plástica do basquete, quando o jogador consegue pular com a bola e literalmente "enterrar" a bola no cesto

4 comentários:

Iris Taína Daval de Oliveira disse...

Essa Hq parece ser msm mto boa.Depois desses dias que vc passou aki,de todo o contato que tive com esse universo de Hqs..confesso que me interesso bem + e até já entendo um pouquinho..rssss.
Ah,e não posso esquecer de comentar que a Comic Hunter é simplesmente perfeita - não tem como alguém ir até lá e ñ se encantar com esse universo,né?
Bom...acho que escreveram essa HQ pensando em vc pq une basquete,boas ilustrações e bom enredo...ou seja,totalmente a sua cara..rssss.
BJINHOSSS pra vc,AMOR!

Iris Taína Daval de Oliveira disse...

Parabéns pra vc...nessa data querida..mtas felicidades...mtos anos de vida...É pique..é pique..é pique..é pique..é pique...é hora..é hora..é hora..é hora...é hora...RÁ-TIM-BUM!!
PABLO...
PABLO...
PABLO...

BJINHOSSSS

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

Did you downloaded Wikileaks docs? Give me link plz
By the way, anybody home?!