segunda-feira, janeiro 22, 2007

Sobre Séries de TV - Parte 1

Hoje, resolvi escrever um pouco sobre as séries que gosto. Vou fazer uma pequena lista que, com certeza, ficará incompleta quando eu revisar o meu texto. Mas, tudo bem, listas são feitas para ficarem incompletas e para serem polêmicas. A minha vai ser completamente incompleta (porque não tenho memória de elefante) e polêmica (porque, algumas vezes, adoro ‘pirraçar’ os outros, principalmente, meus leitores, rsrsrs).
Vou começar seguindo uma ordem cronológica para colocar ordem na casa. Então, primeiro, as mais novas seguindo em ordem decrescente até chegar na época dos Flinstones.
Atualmente, as minhas favoritas são :
The Office, Friday Night Lights, One Tree Hill, Prison Break, Heroes, Lost.
Minha explicação para gostar das séries acima:
não levo muito a sério uma série. Para mim, na TV só devemos assistir a ‘coisas leves’, entreter nossa mente de um jeito que, por 21 ou 42 minutos, podemos esquecer da vida cotidiana. Mas, pelo amor de Deus, não chegaremos ao ponto de ver novela global porque isso é ‘escravizante’. Passar mais de meio ano obrigado a assistir todo dia a um capítulo, ninguém merece, nem mesmo a Xuxa e o Roberto Carlos.
A minha favorita é The Office. Adoro comédias, principalmente, comédias inteligentes. Sei que a série norte-americana é baseada numa produção britânica (muitos pessoas consideram a versão inglesa superior a versão norte-americana). Ainda não vi a britânica e morro de vontade ver, mas a produção ianque protagonizada por Steve Carrell é hilária. Vocês não têm noção como eu adoro The Office. Morro de rir, do começo ao fim, literalmente. Personagens caricatos num ambiente hermético (um ambiente, à princípio difícil de parodiar, na minha opinião) em situações cômicas. É uma sátira cheia de humor negro com um casting muito bem escalado. Michael, o gerente e Dwight, o capacho/puxa-saco são personagens inesquecíveis. Enfim, quer me ver feliz: apenas compre a temporada de The Office e me dê de presente no meu aniversário (é dia 16/fevereiro, tá perto).
Agora, um tipo de série que pode ser uma merda mas, mesmo assim, eu gosto é a série com algum tipo de esporte. Essa é a minha justificativa para gostar de Friday Night Lights (baseada num time de futebol americano) e One Tree Hill (num time de basquete).
Pode parecer piegas, cafona, etc, etc, ainda assim, adoro melodramas esportivos baseados em times e pessoas que superam todas as adversidades para vencer no jogo/vida.
Nesse tipo de produção, One Tree Hill é a que acompanho por mais tempo (está na 4° temporada), além de gostar porque, como já disse, é baseada num time de basquete (meu esporte favorito), essa produção televisiva é pontuada por poemas, citações literárias quase sempre proferidas por Lucas, protagonista da série, amante do basquete e da literatura. Sei que a série é um melodrama sem fim, com bastante clichê, vários romances termináveis e intermináveis, porém, eu gosto. Ninguém é perfeito.
Posso usar essa mesma desculpa para justificar minha predileção por Friday Night Lights.
Estou ciente que é uma seriezinha sobre futebol americano que vai terminar logo porque pouca gente ver. Sei que é sobre um esporte que nem é popular no meu país mas, o que importa aqui nem é o esporte mas a filosofia aprendida ao se praticar um. Fazer algo que se gosta de fazer, competir, perder, ganhar, apenas como a vida. Isso é legal. Isso é a base de todos os esportes. Gosto disso em FNL, gosto dos clichês também (enfim, sou um cara normal, rsrsrs). Gosto dos draminhas que só não são mais piegas do que as novelas mexicanas e gosto, sobretudo, do protagonista que não é protagonista : o quaterback Matt que é um exemplo de anti-herói, anti-protagonista, loser, nerd, enfim, um cara que é como Peter Parker mas sem os poderes do Homem-Aranha. Um loser que se transforma numa espécie de herói por superar todas as adversidades e por continuar sendo quem ele sempre foi. Ainda por cima, consegue a menina bonitinha. Bem piegas, mas é uma série de TV…
E seguindo o modelo de toda série, meu artigo terá uma continuação porque está faltando falar sobre Prison Break, Heroes, Lost e séries direto do Túnel do Tempo. Até o próximo post.

2 comentários:

GGUEDES disse...

Pablo, naquele dia eu não consegui me re-conectar ao msn. Desculpas.
Sim, eu adoro PRISON BREAK.

Beijos e namarië.

Iris Taína Daval de Oliveira disse...

Oi Pablo,
Como estou sempre no seu blog...Tô aki só pra deixar minha presença registrada.
Espero que esteja td bem com vc!
A gente se fala...Saudades!
BJINHOSSSSS
;*********