quarta-feira, outubro 22, 2008

A Vida, o Universo e Fernando Pessoa...

Não gosto muito de me queixar da vida, até porque perdemos muito tempo fazendo isso e esquecemos do mais importante: viver! Só que tem horas que é f.... Sorry, pela minha escolha lexical chula. Mas a vida tem horas que é f... mesmo. Nestes momentos temos que recorrer as artes, abrigo seguro e reconfortante para as almas desnorteadas, para buscar sentido em coisas que nos acontecem e não conseguimos compreender o porquê delas acontecerem.
Pois é, hoje foi um dia daqueles. Tive que pensar num abrigo, em palavras sábias e inspiradoras para, mesmo sabendo que tem muita coisa que tá uma m....., poder enfrentar os obstáculos e superá-los e, ainda por cima, saber que tudo faz parte de um aprendizado e que a caminhada era necessária.
Não deu outra, lembrei de Fernando Pessoa e sua poesia. Fui remexer um livrinho dele de poucas páginas que, no entanto, contém mensagens tão complexas como a vida. Em “Mensagem”, mas especificamente no poema “Mar Português”, Pessoa escreve:
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
....
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Pessoa no momento de inspiração divina escreve isso! Apesar dos perigos, sempre há beleza. Apesar da tristeza, sempre há alegria. Apesar da incredulidade, sempre há esperança. Nossas vidas têm perigos e abismos mas também possui a beleza da criação divina.
Estou um pouco chateado agora, porém, sei que minha alma não é pequena, meu coração muito menos. Tudo tem sentido. Tudo faz parte da difícil caminhada de se tornar um ser humano melhor. Nesse instante, tenho certeza que tudo vale a pena e fico feliz de poder pensar dessa forma.
Carpe Diem.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola meu lindinhu amigo !!!!!!

adoro ler o q vc escreve aq...
parece q esta escrevendo coisas p mim, isso me ajuda sabia ...

Bjus
Nanda